Escrito por Aletheia Luna
O Amor incondicional é tão diferente do amor que estamos acostumados a receber que a maioria de nós não sabe realmente o que é.
Na verdade, a maior parte do “amor” hoje em dia não é amor verdadeiro, mas sim diferentes formas de paixão, luxúria, afinidade, afeto, co-dependência ou carência egoísta.
A realidade é que o Amor verdadeiro é raro e imensamente precioso. O momento em que você experimenta o verdadeiro Amor incondicional é o momento em que você se sente completamente visto, compreendido, perdoado, aceito e amado exatamente como você é.
Esse sentimento é a sensação mais envolvente e libertadora que você já experimentou.
Na verdade, o Amor incondicional é a força mais curativa do universo. No entanto, infelizmente, estamos tão famintos por vivenciar isso regularmente em nossas vidas diárias que ficamos doentes emocional e espiritualmente. Uma das cenas mais tristes que você verá é a de um ser que foi completamente privado de Amor incondicional – e todos nós já experimentamos isso em algum momento.
Mas você não precisa mais ficar desnutrido. Como exploraremos, o Amor incondicional está aberto para ser acessado a qualquer momento, não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo.
O Que É Amor Incondicional?
O Amor incondicional
não tem tanto a ver com a forma como recebemos e suportamos uns aos outros, mas
sim com o voto profundo de nunca, sob nenhuma condição, parar de trazer a
verdade imperfeita de quem somos um ao outro.
– Marcos Nepo
O Amor incondicional significa essencialmente amar alguém ou algo sem quaisquer condições.
Em outras palavras, não importa o que outra pessoa diga, faça, sinta, pense ou acredite, ainda assim a amamos incondicionalmente.
O Amor incondicional também pode ser aplicado a outros seres, como animais, e até mesmo a emoções e pensamentos. Mas talvez o mais importante seja que o Amor incondicional pode ser aplicado diretamente a nós mesmos na forma de Amor próprio.
Quanto mais somos capazes de nos amar incondicionalmente, mais estamos equipados para amar os outros da mesma forma.
Este princípio ecoa nas famosas palavras de Jesus: “Ame o seu próximo como a si mesmo” e de outros mestres iluminados, como Lao Tzu, que disse: “Quando você se aceita, o mundo inteiro o aceita”.
O que é amor condicional?
O amor condicional é o completo oposto do Amor incondicional. Na verdade, o amor condicional não é realmente “amor” no verdadeiro sentido da palavra, porque vem do ego, não do coração.
Ao contrário do Amor incondicional que é dado gratuitamente, o amor condicional tem de ser “conquistado”. Quando essa falsa forma de amor é conquistada, só então o afeto, o respeito e a bondade são dados.
Embora o Amor incondicional seja ilimitado e livre, o amor condicional é restrito e limitado. Embora o Amor incondicional não precise de nada do outro, o amor condicional só é dado quando algo é recebido.
A equação fica assim:
Eu vou te amar apenas se ………. (se você fizer isso, dizer aquilo, proporcionar aquilo, me fizer sentir assim).
O amor condicional é inerentemente egoísta e egocêntrico. O amor condicional só dura enquanto certas regras tácitas forem mantidas ou cumpridas. Algumas das regras tácitas mais comuns que sustentam o amor condicional incluem:
Só amarei você se você me fizer sentir bem comigo mesmo.
Só amarei você se você mantiver sua aparência atraente.
Só amarei você se você for bem-sucedido e popular.
Só amarei você se você tiver uma boa carreira.
Eu amarei você somente se você fizer o que eu digo.
Eu amarei você somente se você acreditar no que eu acredito.
Só amarei você se você continuar apoiando meus maus hábitos.
Só amarei você se você continuar me dando dinheiro.
Eu só vou te amar se você for ótimo na cama.
Eu amarei você apenas se me permitir ter controle sobre você.
Só amarei você se eu aprovar suas decisões de vida.
Só amarei você se você se comportar adequadamente.
Eu amarei você apenas se você sacrificar algo por mim.
Eu só vou te amar se você abandonar seus sonhos.
Eu vou te amar somente se você me amar.
Você consegue ver como o amor condicional é uma receita para o fracasso e a miséria absoluta?
E sim, os relacionamentos com seu parceiro, filhos, família, amigos e pais podem ser sustentados pelo amor condicional.
Muitos de nós já experimentamos esse tipo de relacionamento superficial. Sejamos realistas: em algum momento das nossas vidas (talvez até agora), também distribuímos amor condicional a outras pessoas.
Por que precisamos desesperadamente de Amor incondicional
O Amor incondicional está no cerne daquilo que buscamos como seres humanos. Estudos demonstraram que sem Amor e afeto, os bebês desenvolvem graves disfunções cognitivas e psicológicas ou morrem.
O Amor incondicional não é apenas necessário para a nossa saúde física, emocional e psicológica, mas também é vital para o nosso bem-estar espiritual. Sem saber como acessar as fontes profundas do Amor dentro de nós, nos contentamos com formas contaminadas de afeto e gratificação egoísta.
O triste é que a maioria das pessoas nem sequer tem consciência de que carrega dentro de si uma fonte de Amor incondicional. Tendemos a acreditar que o Amor é sempre encontrado no mundo externo, em alguma pessoa, animal, lugar ou estado de ser.
É imprescindível que aprendamos a ter acesso ao Amor incondicional, porque, sem ele, murchamos. Tal como as plantas que não recebem luz solar, ficamos doentes, famintos e até desesperados. Esse desespero pode nos levar a entrar em relacionamentos que nos prejudicam diretamente, sacrificando nossos sonhos pelos outros e auto-sabotando nossa felicidade em busca de aprovação.
O Amor incondicional é a única coisa em todo o universo que pode realmente nos ajudar a experimentar a alegria, a liberdade, a aceitação e a paz que tanto desejamos.
Como experimentar o Amor incondicional
O Amor incondicional não precisa ser conquistado ou comprovado. É atemporal e infinito.
Se você quiser aprender como experimentar o Amor incondicional (tanto quanto for possível para os humanos), precisará estar disposto a reprogramar seus hábitos condicionados.
Aqui estão algumas maneiras poderosas de praticar o Amor incondicional por si mesmo e pelos outros:
1. Sempre que você
sentir uma emoção que não gosta, aceite-a, não a afaste
Somos ensinados a evitar e suprimir emoções “negativas” a todo custo desde a infância. No entanto, esconder essas emoções apenas faz com que elas se desenvolvam no seu Lado Sombra. Pratique aceitar o que você sente em vez de lutar para interromper a emoção ou forçar-se artificialmente a ser feliz. Honre suas emoções pelo que elas são e pelas mensagens que trazem.
2. Pratique a atenção
plena e conecte-se ao seu corpo
Como está seu corpo? Você está se sentindo dolorido, cansado, rígido, tenso ou pesado em alguma área? Pratique observar atentamente essas sensações sem julgamento. Respire profundamente e permita-se relaxar enquanto faz isso. Ao testemunhar o seu corpo e permitir tudo o que sente, você acessará níveis mais profundos de paz interior.
3. Aceite seus pensamentos
e hábitos negativos
Lembre-se de que é normal lutar contra pensamentos e hábitos negativos. O importante a lembrar é que esses pensamentos e hábitos não definem você – você os entretém, mas não precisa se identificar com eles. Aceite sua tendência de ser negativo, até mesmo de odiar a si mesmo. Até a auto-aversão é uma oportunidade para perdoar e praticar o Amor próprio incondicional.
4. Pergunte a si
mesmo: “Estou impondo condições a esse relacionamento?”
Seja honesto. O comportamento ou as crenças de outra pessoa impedem você de amá-la? Não há problema em sentir raiva e tristeza por outra pessoa, mas reter o seu Amor é uma história totalmente diferente. O que você pode fazer para abrir seu coração para uma pessoa ou grupo de pessoas em sua vida?
5. Dê algo a alguém
sem querer nada em troca
Você pode tentar esta pequena prática todos os dias. Por exemplo, você pode fazer um elogio, fazer um favor a alguém, deixar alguém passar na sua frente na fila ou qualquer outra forma de ajuda que irá alegrar o dia de outra pessoa.
6. Torne-se
consciente dos gatilhos que fazem com que você se sinta para baixo
Os gatilhos são feridas dentro de nós que ainda não foram curadas. Quando cutucados, os gatilhos nos fazem reagir com raiva, auto-isolamento e até ódio. Ao prestar atenção ao que “aciona seus botões”, você desenvolverá mais auto-consciência. Quanto mais auto-consciente você for, mais poderá praticar o Amor próprio e o perdão aos outros.
7. Perdoe os outros
(e a si mesmo) e liberte-se
O perdão é um ato de auto-libertação mais do que outra qualquer coisa. Você não perdoa o outro por ser um santo hipócrita, você perdoa para liberar o peso do ressentimento do seu coração. Pense em todos os rancores que você pode estar guardando agora. O que você pode fazer para encontrar paz por meio do perdão? Tenha em mente que é saudável que você também demonstre perdão a si mesmo. Leia mais sobre como praticar o perdão se precisar de ajuda.
8. Pratique amar a si
mesmo e aos outros exatamente “como são”
Amor incondicional significa aceitar todas as coisas boas, desagradáveis e feias sobre você e os outros. Lembre-se de que ninguém é perfeito e ninguém jamais poderá ser perfeito. A vida é uma jornada constante de crescimento. Não ame os outros com base na aparência, no que eles têm ou fazem, ame uma pessoa exatamente como ela é no momento, simplesmente porque ela merece ser amada. O mesmo conselho se aplica a você: aceite toda a dor, mágoa e imperfeição dentro de você. Ame sem condições.
O que é Amor incondicional? É aceitação e abertura absolutas para si e para os outros; é a força mais poderosa do universo.
Espero que agora você tenha uma compreensão mais clara do significado do Amor incondicional e de como começar a experimentá-lo em sua vida. Se você tiver alguma sugestão, compartilhe nos comentários.
Publicado no site Wake Up World:
https://wakeup-world.com/2024/06/29/what-is-unconditional-love/
Para mais artigos publicados por Aletheia Luna, acesse o seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário