sábado, 28 de outubro de 2017

A Verdade nos Filmes - Final

E chegamos finalmente à conclusão dessa lista de filmes!  Mas esta última parte será especial, porque ela estará tratando de filmes que compõem a moderna Ficção Científica, aquela que hoje é construída para nos alertar do que poderá acontecer diante de certas escolhas que possamos estar tomando hoje.

Vou começar essa lista primeiro listando os filmes que nos alertam para o lado obscuro dessas escolhas, daquilo que na realidade é conhecido como "A Nova Ordem Mundial", ou New World Order - NWO, como é mais conhecida essa possível perspectiva de um governo oculto central, onde todo o poder financeiro e político estaria centralizado em uma liderança mundial que governaria todos os países juntos, onde teríamos uma força armada mundial (atualmente conhecida como OTAN, ou Organização do Tratado do Atlântico Norte - NATO em inglês).  Oculto, haja visto que trata-se de um governo que foi instituído de forma ditatorial pelos governos do mundo inteiro, onde o povo de cada país não toma parte na eleição desses supostos líderes mundiais.  Eles simplesmente se impõem com a grande liderança mundial, sem que ninguém os tenha elegido.  Atualmente são representados pelos líderes da União Européia, e só ainda não lideram o mundo efetivamente porque ainda tentam enfraquecer a força dos Estados Unidos da América, que ainda detém um forte poderio bélico, e também tentam acabar com a força da Rússia, que também tem grande autonomia política, econômica e bélica.

Notem que estou fazendo observações sobre o atual panorama socio-econômico do mundo real em que vivemos!  Ainda não comecei a falar sobre os filmes que tratam dos desdobramentos de um mundo pós-guerra nuclear.  O "Governo Oculto", como é conhecido atualmente, na verdade é composto de 12 famílias que detém toda a riqueza do mundo inteiro, e dessa forma manipulam os governos de todos os países do mundo através de uma rede de Bancos Centrais espalhados pelos principais países que movimentam a economia mundial.  Lembrem-se de que estamos falando de uma economia globalizada, onde as forças industriais de cada país industrializado foram aos poucos sendo destruídos para que tudo ficasse centralizado no que hoje compõe a força industrial chinesa, que foi construída fazendo uso de mão de obra mal paga, e praticamente escravizada.

Portanto, ao se analisar esse panorama mundial atual, vê-se que as perspectivas de futuro não são boas!  A economia como um todo encontra-se estagnada nesse panorama.  Os índices de desemprego encontram-se galopantes, e mesmo os mercados energéticos, liderados pelos países produtores de petróleo não conseguem recuperar a atual situação econômica caótica em que vivemos.

Só uma Grande Guerra Mundial, de proporções nucleares, poderia resolver isso.  Mas estamos falando aqui de muitos bilhões de mortes, e de se reduzir a população mundial em 90%! 

Absurdo?  Com certeza!

Os líderes mundiais, em particular essas famílias que compõem o "Governo Oculto" se importam com isso?  Evidentemente não!

E é diante desses aspecto que eles tem feito de tudo para que esse cenário nuclear aconteça, muito embora já é uma promessa Divina de que uma guerra dessas nunca acontecerá.  Mas a arrogância dos poderosos do mundo é muito maior, e eles vão morrer tentando tornar isso realidade!

E é diante de um cenário de pós-guerra nuclear que as seguintes histórias se desenvolveram:

16 - Jogos vorazes - 2012
Título original: The Hunger Games
Diretor: Gary Ross
Atores: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth


Baseado nos livros da autora Suzanne Collins, Jogos Vorazes se situa em um período pós-apocalíptico, em uma distópica nação chamada Panem, onde garotos e garotas de 12 a 18 anos devem participar dos Jogos Vorazes, um evento anual televisionado na qual os "tributos" precisam lutar até a morte até que sobre apenas um, que é coroado vencedor.  Katniss Everdeen (Lawrence) se voluntaria para tomar o lugar de sua irmã mais nova nos jogos.  Ao lado de seu parceiro masculino do seu distrito, Peeta Mellark (Hutcherson), Katniss viaja à Capital para treinar para o evento com a ajuda de Haymitch Abernathy (Harrelson), que já venceu Jogos Vorazes uma vez.

Que fique bem claro que estamos falando de conflitos de sobrevivência, onde o suposto vencedor deste conflito também é o único sobrevivente!  Não há perdedores nesse contexto.  Portanto estamos falando de um sistema de controle governamental baseado no medo constante da ameaça de morte por parte do Estado, onde esses concursos de luta até a morte são usados para lembrarem de que ninguém é livre nesse mundo do futuro, e que todas as colônias que oferecem seus ditos "Tributos" são vigiadas 24 horas por dia, e qualquer um que se levante contra esse "Sistema", é penalizado com morte imediata, sem nem direito a julgamento.

Na realidade do filme, o mundo se resume a 12 distritos (das 13 tribos).  Alguém ganhou esse jogo.  Ou foi a serpente ou o dragão vermelho...

Resume-se assim:

  • Controle sobre comida: Os residentes dos 12 distritos não têm permissão para comer mais alimentos do que são atribuídos pelo governo.

  • Controle sobre terra: Os 12 distritos são cercados com linhas de alta tensão.

  • Controle sobre a mídia: O governo controla todas as mídias, e cada transmissão é um evento teatral encenado, completamente fabricado pelo governo para servir os interesses do próprio governo.

  • Controle de tecnologia: Avanços em medicina, exibições 3D e sistemas de armas estão disponíveis apenas para o governo centralizado, nunca para as Pessoas comuns.  Também no filme, os chips RFID são usados para rastrear os participantes do jogo.

  • Controle do DNA: Os residentes dos distritos são identificados através da tomada de amostras de sangue de DNA.  O governo armazena seu DNA em um banco de dados para rastrear e identificar indivíduos.  No filme de “ficção”, os insetos são geneticamente modificados para servir como armas, tipo o que temos hoje, como a Dengue, Chikungunya e a “terrível” Zika.

  • Controle sobre a vida em si: O governo foca suas prioridades em moda, status, banalidades cotidianas.

Viu alguma similaridade com nossas vidas?

O que acontece no filme é que a personagem principal, Katniss, passa a simbolizar uma esperança contra esse sistema tirânico, uma vez que ao final do primeiro campeonato, ao invés de ela ser a única sobrevivente, ela desafia as regras mantendo vivo seu companheiro de distrito.

O filme simboliza claramente, ao longo de suas seqüências, o quanto isso é usado para produzir um levante de rebeldes contra o Sistema vigente, até que se consiga a liberdade ao final.  Um futuro, sem dúvida alguma, extremamente sombrio, e algo que deve ser evitado ainda agora, enquanto boa parte dos 7 bilhões de nossa humanidade ainda estão vivos, apesar das baixas que temos sofrido devido a limpeza que Gaia passa atualmente.

17 - Divergente - 2014
Título original: Divergent
Diretor: Neil Burger
Atores: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Ashley Judd, Maggie Q


Vamos a uma outra série de Ficção Científica que analisa o possível futuro negro da NWO por um outro ângulo: o da separação da população, de acordo com seus perfis psicológicos, mais uma vez com o intuito de impor um controle comportamental, em um mundo pós-guerra nuclear.

Divergente se passa em uma Chicago futurística destruída após uma guerra.  Para manter a paz os fundadores construíram uma cerca e dividiram a população em cinco grupos denominados facções, cada uma representando uma qualidade humana.  São elas: honestidade (Franqueza), generosidade (Amizade), coragem (Audácia), inteligência (Erudição) e altruísmo (Abnegação).  No dia de seu teste de aptidão, Beatrice Prior descobre que é uma divergente, ou seja, apresenta uma personalidade para mais de uma facção. 

Está aí criada a confusão, pois é fato que, por mais que se queira fazer uma seleção natural baseada nas características predominantes de cada um, o Livre Arbítrio sempre será um problema nesse ambiente, pois nenhum Ser Humano, por mais que se institua um controle genético para dominar as características psicológicas de cada um, deixará de apresentar características ímpares, uma vez que a procriação convencional sempre criará Seres Únicos, com mais de uma característica forte.

Beatrice é esse exemplo de um controle que em dado momento apresenta uma falha por se mostrar uma "Força da Natureza" que irá colocar a perder todo esse sistema de controle que visa manter a população submissa e obediente.  Tris (Beatrice) tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte: Ela é Divergente - apresenta aptidão para mais do que uma facção, nas quais são abnegação, audácia e erudição.  Segundo a história, isso a torna uma ameaça em potencial, pois aqueles que não se encaixam em apenas uma facção não podem ser manipulados ou persuadidos, ameaçando assim o sistema estabelecido.  Portanto, todas as pessoas que apresentam divergência devem ser exterminados.

Mais uma vez vemos um conflito entre o Sistema vigente, baseado em controle, imposição, intimidação e medo, e a natureza rebelde humana, sempre desafiadora e avessa a controles que visam reprimir e suprimir o auto-controle de cada um.

Esse filme deixa bem claro que não adianta querer instituir a separação pensando em manter uma paz artificial que será naturalmente desafiada pela separação que é imposta.  Por mais que se tente manipular, o Ser Humano precisa viver em sociedade e em união, independente de suas diferenças.  O Livre Arbítrio é um direito natural e garantido pelo Universo.  As diferenças são apenas oportunidades de crescimento, de aprendizado e troca entre todos, supondo-se que se aprenda a aceitar e conviver com essas diferenças, e não motivo para separação que irá apenas alimentar mais desavenças e desentendimentos.  O "Dividir e Conquistar", com objetivos de manipulação e controle da sociedade, nunca dará certo!

Enquanto a sociedade for fundamentada na separação, sempre haverá medo e guerras.  Ela precisa ser fundamentada na União entre todos, e no Amor Incondicional, pois essa constitui nossa essência primordial e única!

Pois bem!  Já sabemos que a vitória da Luz é certa e que essas possíveis realidades da NWO não se tornarão realidade.  Ao menos não em Gaia!  Talvez em outro planeta...

Então vamos ao que pode ser realidade para os Seres Galácticos despertos!

Duas séries em particular apontam para esses futuros surpreendentes, e para poupar espaço e tentar encurtar esse texto, que já começa a ficar longo demais, vou comentar essas séries de forma bem resumida, até para não estragar a surpresa delas.

18 - Touch (Série) - 2012
Título original: Touch
Atores: Kiefer Sutherland, Danny Glover, Gugu MBatha-Raw


Vamos começar tratando de assuntos como Sincronicidade, Geometria Divina e Numerologia.  Tudo aos olhos de um garoto autista, que poderia muito bem ser alguém da geração Cristal.  Seu pai, um vigia que já foi jornalista, mas largou a profissão depois que sua esposa morreu nos ataques de 11 de Setembro, para poder cuidar do filho, enfrenta problemas para manter a guarda dele.  Uma assistente social é encarregada de analisar a sua situação de convívio com o filho.

No meio tempo, Jake que nunca falou uma palavra sequer em toda a sua vida, começa a se expressar para o pai apresentando certos números.  Em suas fugas que começam a se tornar freqüentes, o pai começa a descobrir que existe um significado em cada um desses números, que o levará a ajudar pessoas e mudar vidas em todos os cantos do mundo, pois tudo encontra-se interconectado, de acordo com a teoria da sincronicidade.  Na esperança de que essa seja uma forma de não só mudar a vida das pessoas a sua volta, mas de também se conectar intimamente com seu filho, o pai aceita o desafio de decodificar esses números, e com a ajuda de um estudioso dessas crianças prodígio, ele descobre que se trata de uma seqüência numérica conhecida como Seqüência Fibonacci, algo intrinsecamente ligado à natureza e a elementos da geometria Divina.

Logo fica-se sabendo que existem outras criança como Jake, e eles tem a habilidade de se comunicarem telepaticamente.  Uma linda história de Amor ao próximo, Amor entre pai e filho e a certeza de que nada acontece por acaso e que todos somos UM.

19 - Sense8 (Série) - 2015
Título Original: Sense8
Atores: Doona Bae, Jamie Clayton, Tina Desai, Tuppence Middleton, Silvestre


E que tal imaginar como serão nossas vidas quando estivermos todos conectados de forma consciente uns com os outros, e com a Fonte Primordial, Deus Pai/Mãe?!

Essa série aborda o tema do "Todos Somos UM", mas dividindo em grupos de 8, onde esses 8 seres, um dado dia, começam a descobrir que conseguem ter conexão telepática entre si, a ponto de compartilharem seus conhecimentos mais íntimos, e mesmo assumirem as habilidades uns dos outros, dependendo da necessidade de cada um.

A série trata do assunto como uma possível nova evolução da espécie, agora conhecida como Homo Sensorium, e é evidente que os ditos "Homo Sapiens" vão tentar caçar esses seres diferentes para tentar barrar essa evolução, ou talvez assumir o controle desses seres para fins nada nobres!  Como sempre, temos o Sistema tentando interferir nessa evolução, pois eles sabem que esses seres podem constituir a destruição do mesmo, uma vez que o conhecimento da existência desses Seres se torne pública.

Muita Teoria da Conspiração, ação, perseguição, mas também muito Amor, Alegria, União e Novos Paradigmas fazem parte dessa história, tudo apresentado de forma sincera e direta, que infelizmente já foi encerrada na Segunda Temporada, segundo informações da Netflix "Por falta de audiência".  Será?!

"A Verdade deve ser oculta a qualquer custo!"  Ao menos assim pensam os poderosos do Governo Oculto, também conhecidos como Iluminatti.

20 - Jornada nas Estrelas (Série) - 1966
Título original: Star Trek
Atores: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Nichelle Nichols


Evidentemente eu tinha que deixar o melhor para o final, muito embora seja o "Mais Velho" da lista!

Jornada nas Estrelas permanece um marco da TV mundial, onde grande parte dos temas universais foram abordados, e muito do que sempre foi mostrado como tecnologia na série, ainda permanecem conceitos.  Claro que os comunicadores inspiraram os atuais telefones celulares, inclusive uma série de telefones no estilo "Flip" foram inspirados pelos comunicadores apresentados na série.  Mas outras tecnologias ainda permanecem simples conceitos, como os replicadores, o tele-transporte, a viagem espacial para outras galáxias.

Muito das idéias da Física moderna foram discutidas ao longo da série, como os "Buracos de Minhoca", dobras do espaço-tempo, Multi-dimensionalidade, Multiversos, viagens à velocidade da luz, viagens no tempo, buracos negros, nebulosas, assim como também foram discutidas questões de relacionamento entre povos, as políticas de não-interferência entre mundos, a Federação Galáctica dos planetas, sempre com o intuito de audaciosamente ir aonde nenhum homem já havia chegado.

Claro que sempre haviam aquelas raças mais rebeldes, menos evoluídas nas artes da diplomacia, como os Klingons da tripulação da primeira geração, com características muito similares aos dos Reptilianos, ou os "Borg" da segunda geração, uma raça robotizada, de tecnologia muito avançada e pouca ou nenhuma empatia.  A série sempre procurou enfatizar a integração das raças que compunham a Federação, em especial representada por um certo Vulcano de características muito similares aos dos Pleiadianos, em particular por apresentar orelhas pontudas.  Spock, embora não possuísse compreensão plena das emoções tipicamente humanas, sempre procurou interpretá-las de forma "racional", e em alguns momentos chegou a descobrir que poderia expressá-las também, embora sua mente cartesiana vulcana se negasse a isso.

No mais, por mais que a série tenha sido ousada e pioneira em muita coisa, em uma coisa ela nunca conseguiu imaginar que os seres humanos conseguiriam audaciosamente chegar: se descobrirem Deuses.  Essa já seria uma fronteira audaciosa demais para a série cruzar!


Termino esse texto, e essa extensa lista de filmes, repetindo uma famosa saudação vulcana: "Vivam longamente... e prosperem!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário