sexta-feira, 17 de abril de 2020

Como Amar A Si Mesmo


Se você pudesse ter um super poder, qual seria?  Alguns provavelmente responderiam a uma força incomparável, enquanto outros sonhariam em ter o poder de voar.  Mas e se o seu super poder for a sua capacidade de se amar de um jeito super gentil?

Ter boa auto-estima é como ter um super poder que ninguém mais pode tirar de você.  Não é algo que precisa permanecer em sua imaginação.  De fato, é o único tipo de super poder que qualquer pessoa pode ter em qualquer lugar e tempo.



É incrível o quanto o amor próprio pode fazer bem a você.  O amor próprio é o melhor amor que você poderia dar a si mesmo.  É como seu escudo de proteção contra toda a negatividade e ódio do mundo.  Mas quando você não se ama tanto quanto deveria, o sentimento pode ser apavorante, cansativo e, às vezes, faz tudo parecer impossível.

Eu me amo.  Diga isso repetidamente e lembre-se do quanto você se ama.

Não há nada mais importante neste mundo do que amor próprio.  O ato de amar a si mesmo é radical.  Isso torna tudo tão mais fácil.  No entanto, não é algo que possa ser feito em um instante.  Como amar outras pessoas, aprender a se amar é um processo.  Pode levar algum tempo.  Pode ser um pouco lento, mas garantirá que seu amor por você seja construído sobre algo seguro.

Mas como você faz isso?  Como você aprende a se amar sem perder o controle da realidade?  Aqui estão alguns exercícios de amor próprio que você pode fazer:

Faça uma lista de tudo o que há para amar em si mesmo.

Pode ser difícil elaborar essa lista se sentimentos negativos o sobrecarregarem.  Mas você tem que começar de algum lugar.  Comece fazendo uma lista das pequenas coisas que você gosta em si mesmo.  Certifique-se de focar em si mesmo e não escrever sobre outras pessoas.  Por exemplo, em vez de escrever "Tenho bons amigos", você deve escrever: "Sou uma pessoa gentil; é por isso que atraio pessoas boas em minha vida".  O ponto desta lista é que ele servirá como lembrete de que existem muitas coisas boas sobre você.  Você precisa ser lembrado disso às vezes.

Ensine-se a aceitar elogios dos outros.

Geralmente, essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer, especialmente quando você está cego por toda a negatividade.  Pode ser bem difícil aceitar que também há outras pessoas como você.  Isso ocorre porque você nem gosta de si mesmo.  Mas isso não precisa impedi-lo de descobrir o bem que os outros vêem em você.  Você pode começar com um simples "obrigado" quando eles lhe elogiam.  As pessoas têm sua maneira de dar aos outros gestos doces e genuínos de louvor.  Pratique, comece uma rotina.  Faça um elogio a cada dia.  Em breve, você poderá sair dessa zona de desconforto e entrar no espírito de gratidão.

Concentre-se em ver o bem nos outros.

A melhor forma de amor que você pode se dar é quando você sabe que é estável o suficiente para ver que há algo de bom no mundo ao seu redor.  Não precisa ser nada de natureza física.  Um pequeno gesto de bondade como um abraço de boas-vindas do seu cão ou uma saudação de "bom dia!" da pessoa na recepção que você mal conhece.  Todos esses tipos de bondade existem nas pessoas.  E, a menos que você reconheça que pode haver algo bom em todos, seria muito difícil perceber que há algo de bom em você também.

Seja mais confiante usando roupas que complementam você.

Algumas pessoas dizem que, para se amar, é preciso olhar o que é bom por dentro.  No entanto, o aspecto físico do seu ser também ajuda a elevar o seu espírito.  Tente usar roupas que façam você se sentir bem consigo mesmo.  Seja confiante em mostrar essas curvas.  Se você tem roupas que não gosta de usar, não as use.  Jogue-os fora ou você pode até doá-los.  Quem sabe?  O que não funciona bem para você pode funcionar bem com os outros.  Vestir roupas que o deixem confiante faz uma enorme diferença em sua vida.  Vista as roupas que dizem às pessoas que o jogo começou e você está pronto para o que está por vir.

Pergunte às pessoas ao seu redor "O que você pensa de mim?"

Você ficaria surpreso com o quanto eles valorizam você em suas vidas.  Suas respostas podem variar, e alguns podem não dizer as palavras que você deseja que eles digam, mas ajudará perguntar.  Construa sobre essa confiança que você tem de si mesmo.  Confie nas pessoas ao seu redor.  Eles sabem que quando você faz a pergunta, você quer ter a certeza de que é importante na vida deles.  É mais provável que eles respondam à sua pergunta.  Como pedir isso a outras pessoas o ajudaria?  Você pode escrever as respostas e refletir sobre elas.

Aprenda a perdoar a si mesmo e a seus defeitos.

A pior parte de duvidar de si mesmo é que é uma maneira de se odiar pelo que não pode ser.  Então, em vez de se concentrar no que você não pode fazer, concentre-se nas coisas que você pode.  Perdoe-se por todas as suas limitações.  Em algum momento de sua vida, você pode ter falhado, mas isso não significa que você não possa mais fazer nada bem.  Significa apenas que você se permitiu crescer e cometer erros, para poder avançar e começar de novo.  Perdoe a si mesmo para poder começar a se amar novamente.  A perfeição é um mito, então não o persiga.  Não há mais ninguém neste mundo que faça a coisa certa todas as vezes, mas isso não significa que eles tenham que desistir de tentar melhorar.

O que significa amar a si mesmo, no final das contas?  A resposta é bastante simples.  Isso significa que você sabe o seu valor.  Amar a si mesmo o manterá intacto, não importa o que aconteça, não importa quem vem e o deixa.  Quando você se ama, sabe que tem uma base sólida que nenhuma outra pessoa poderia entrar e destruir.  Então, pratique amar a si mesmo todos os dias.  É o melhor presente que você pode dar a si mesmo.

Publicado originalmente em "Spiritual Science", em 26 de Março de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário