Já que estamos falando sobre o grande filme de terror das nossas vidas, não podemos só ficar falando sobre medos, mas principalmente devemos falar sobre quem são os Monstros da vida real. Em textos futuros eu estarei dissecando cada um deles mais em detalhes, seus significados, o que representam na nossa realidade, de que forma agem, como nos influenciam.
Mas por agora pretendo só oferecer uma perspectiva de como identificá-los. Também não pretendo entrar na questão de como eles são formados em profundidade, o que os torna os monstros que são. Existe de fato um "buraco do coelho", fazendo referência a história de Alice no País das Maravilhas, mas não estarei entrando nessa questão por agora.
Também é importante deixar claro que os monstros da vida real não são de fato "seres sobrenaturais". Todos nós temos em nossas mentes, conforme vimos nesses filmes de terror, a idéia de que esses monstros, além de serem assustadores em suas características físicas, normalmente monstruosas, disformes, repulsivas, também são seres provenientes de outras dimensões, ou são super-poderosos, mudam de forma, são imortais, possuem uma força descomunal, etc.
Mas afinal de contas, quem são os "Freddy Krugers", os "Conde Dráculas", os "Lobisomens", os "Jasons", "Michael Myers", e tantos outros monstros da vida real?
Eu posso lhes dizer o seguinte: São todos humanos, e podem ser mortos da mesma forma que qualquer outro ser humano! São poderosos apenas no sentido de terem muito dinheiro e serem influentes. Muitos deles ocupam altos cargos no mundo corporativo, ou também podem ser alguém da sua família, seu padrasto, sua madrasta, sua mãe, seu pai naturais, seu colega de trabalho competindo para chegar em cargos mais altos dentro da empresa.
Podem ser criminosos, traficantes, policiais corruptos, manipuladores diversos. Podem ser assassinos em série, podem ser estupradores, pedófilos que se aproveitam de crianças sexualmente, ou simplesmente um mentiroso patológico que se instala em sua vida e vai te sugar como um vampiro até que você resolva dar um basta nisso e se livre dele/dela.
É óbvio que estou falando de Narcisistas e Psicopatas que fazem parte da sociedade de alguma forma. São pessoas de aparência comum, muitos deles podem ser lindos e maravilhosos, pessoas famosas até. São sedutores, charmosos, mas escondem uma personalidade cruel e distante, totalmente ausente de empatia. São predadores que usam seus poderes para atrair e iludir suas vítimas, mas com o tempo vão deixando cair suas máscaras e começam a mostrar sua verdadeira essência monstruosa.
Todos nós temos alguma história de abuso ou relacionamento tóxico, seja dentro de casa ou mesmo no trabalho, até mesmo na escola. Os monstros da vida real, os verdadeiros predadores estão por toda parte à espreita de suas presas para se alimentar de sua energia de alguma forma, fazendo você sofrer, se sentir insignificante, te menosprezando, te denegrindo.
Os parasitas da humanidade atacam de formas variadas, de acordo com seus interesses particulares, mas nenhum sente remorso do que estão fazendo, muito pelo contrário. São orgulhosos de infligirem sofrimento e se aproveitarem de pessoas de baixa auto-estima, que não sabem impor limites, que não acreditam em si mesmas e vivem vibrando no medo para tudo e com tudo.
É óbvio que para que exista um mundo onde todos nós vivemos sentindo medo, é necessário que hajam os agentes do medo, aqueles que nos fazem sentir esse medo de forma constante e permanente, e é nesse aspecto que os monstros da vida real se fazem presentes. Seu poder está exatamente na sua auto-confiança distorcida, na sua capacidade de abusar dos outros, de enganá-los, de manipulá-los.
Mas o que precisa ficar claro aqui é que, se abusam, é porque também foram muito abusados. Se enganam, é porque também foram muito enganados. Se destroem, é porque também sofreram destruição. Todos nós damos aquilo que temos em nós mesmos, de uma forma ou de outra. Todos nós somos espelhos uns dos outros, e aquilo que refletimos nos outros é aquilo que somos em nosso íntimo, em nosso subconsciente, muitas vezes nem tendo consciência completa do mal que fazemos, apenas seguindo as regras da sociedade.
Conseguem entender agora por quê nossa vida pode ser comparada a um filme de terror? Entendam que no mundo em que vivemos, muito embora possamos ser educados, de certa forma, a "amarmos uns aos outros", a verdade é que a grande maioria das pessoas permanece ausente de Amor. Amor Incondicional, além de permanecer sendo um conceito incompreendido, permanece não existindo nessa realidade tridimensional centrada na lógica e na razão. Até porque, o verdadeiro Amor Incondicional não pode ser compreendido, mas simplesmente sentido.
E no entanto a sociedade como um todo nos desencoraja de sentir nossas emoções, alegando que isso é um "ponto fraco" que devemos superar, e dessa forma vamos todos nós nos tornando esses monstros da vida real pura e simplesmente porque somos desencorajados de sentirmos nossas emoções, de expressarmos nossa fragilidade, de sermos verdadeiramente amáveis.
Amor Incondicional nunca foi algo permitido de existir em nossa sociedade. Houve uma lavagem cerebral, uma programação muito forte no sentido de desacreditar disso que constitui nossa essência, quem nós somos intimamente. Tudo por conta de todos os "nãos" instituídos, lembram-se disso? Isso não acaba nunca!
Nem todos são vítimas do ambiente em que vivem. Alguns conseguem ter a coragem de resistirem a todo esse trauma ao qual somos submetidos ao longo de todos esses anos e preservarem sua essência amorosa. Alguns simplesmente parecem que já têm a maldade na sua genética e permanecem maltratando e torturando desde muito cedo, quando ainda criança. De qualquer forma, o que precisa ficar bem claro aqui é que espelhamos aquilo que criamos para nós mesmos, e a Verdade é que vivemos em um mundo psicopata e narcisista que privilegia a imagem e as máscaras acima de tudo, haja visto toda a mentira que vivemos hoje em dia estampada nas redes sociais, mostrando uma aparente felicidade, quando em nosso dia a dia vivemos em um mundo de muita dor e sofrimento, tendo medo de absolutamente tudo!
Como já disse antes, o medo separa e distancia sempre. Só o Amor Incondicional une e aproxima.
Já passa da hora de mudarmos isso. Por isso é tão importante superarmos nossos medos e termos a coragem, que vem do coração, de fazermos diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário