sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Interrompendo O Apelo Irresistível Do Narcisista Sedutor

 

As pessoas adoram odiar os narcisistas, e não é de se admirar.  Pode parecer uma chicotada se ignorarmos todos os sinais de alerta e as bandeiras vermelhas e pularmos de cabeça nesses relacionamentos, apenas para assistir o bombardeio de Amor se transformar instantaneamente em abuso e exploração, deixando nossas cabeças girando e nossos corações se sentindo surpreendidos e esmagados.  Não é de se admirar que existam centenas de livros sobre como identificar narcisistas e como ler as bandeiras vermelhas da sociopatia para que possamos sair antes que o pior do abuso nos deixe no fundo do poço.

 


Dito isso, ninguém questiona o apelo inicial de muitas pessoas com tendências narcisistas.  Os tipos narcisistas geralmente são indivíduos bonitos, inteligentes, criativos, talentosos, carismáticos, bem-apessoados, ricos, confiantes, competentes e dignos de admiração.  Ou, no caso de professores e curandeiros espirituais narcisistas, eles podem parecer ter poderes especiais ou magia mística que podem ser fascinantes, atraentes, indutoras de curiosidade, impressionantes e carregadas de emoções positivas que fazem seu coração se inflar, especialmente se essa pessoa está vendendo a mentira irresistível da “iluminação” como forma de fazer com que toda a sua dor desapareça para sempre.

 

O que há para não amar em todas essas qualidades atraentes, especialmente se elas imitam a maneira como você se sentiu quando um pai narcisista o bombardeou com amor se você obedeceu ao “amor” altamente condicional ou deu a você os sentimentos de especialidade, amabilidade e dignidade de uma forma negligente, como um pai abusivo ou desamoroso pode ter falhado em ajudá-lo a estabelecer como um modelo saudável durante a infância?

 

Geralmente é ótimo (no começo) ser escolhido por alguém assim que faz você se sentir especial, bom o suficiente, apreciado e lisonjeado.  E quem não gostaria de se sentir escolhido, especial e amado por alguém que os outros possam perceber como uma “pegadinha”?

 

Há sempre uma pegadinha para tal pegadinha

 

Mas sempre há uma pegadinha para essa pegadinha.  O bombardeio amoroso é temporário e tende a desaparecer quando o feitiço sedutor é lançado, atingindo o pico apenas se você se rebelar contra a dominação, deixar de cumprir sua agenda e ameaçar sair do feitiço.  A bajulação torna-se uma espécie de manipulação para mantê-lo cumprindo com a agenda deles, com o bombardeio amoroso usado como uma droga na qual você pode se tornar viciado, e se você fizer algum movimento em direção à sua própria auto-proteção, em vez de cooperar com a agenda muito específica deles, toda essa bajulação pode se transformar em veneno em um piscar de olhos.  Por baixo de todo esse charme, há uma surpreendente falta de empatia e uma grandiosidade inflada encobrindo sentimentos profundos de inutilidade e insegurança.

 

Pode parecer muito confuso.  Você se pergunta o que aconteceu e como acabou sendo insultado, criticado, ameaçado, punido ou abandonado se não cumprir a coerção e o controle.  Você se pergunta como toda essa euforia pode se transformar em desespero sem fundo no minuto em que você para de segurar um espelho lisonjeiro para refletir sua auto-imagem inflada, tocando o eco amaldiçoado para seu Narciso.

 

Se você cumprir a agenda e apaziguar o narcisista, pode se sentir como se tivesse sido arrastado para um vórtice de névoa cerebral, perdendo o equilíbrio e concordando com coisas com as quais nunca imaginou concordar.  Você pode se sentir desorientado com as distorções da difamação e da mentira e duvidar seriamente de sua própria visão da realidade.  Você pode se culpar ou fazer uma infinidade de atividades de auto-aperfeiçoamento, proteção espiritual, “tornar-me atraente novamente”.  Você pode pensar que fez algo terrivelmente errado e ler 1000 livros ou iniciar um curso de meditação ou cura energética ou aconselhamento espiritual para tentar melhorar a si mesmo, para que possa provocar menos o narcisista ou perdoá-lo mais facilmente.  Você pode até sentir que está perdendo a cabeça, e algumas pessoas sob o feitiço do abuso narcisista sucumbem à psicose, suicídio, vício ou doenças crônicas que os médicos não conseguem tratar.

 

A dor pode ser uma grande professora

 

Por mais horrível que seja passar pelo fogo de um padrão relacional tão destrutivo, há um lado bom, que é que, por mais horrível que pareça, a dor pode ser uma grande professora, se você puder aprender com ela, crescer com ela na terapia e detectar o feitiço sedutor dos tipos narcisistas muito mais rapidamente na próxima vez que sentir seu fascínio.  Depois de lamber suas feridas, ficar a salvo do perigo e fazer o que for preciso para responsabilizar seu agressor pelo dano que causou, um passo para mais tarde é aprender a identificar as bandeiras vermelhas.  Não é difícil captar, desde o início, o bombardeio amoroso e a bajulação que vem muito rápido, em grande quantidade e sem a queima lenta que constrói o verdadeiro Amor, intimidade e confiança.  Não é difícil perceber a grandiosidade e a sensação de ser especial e melhor do que outras pessoas que eles desprezam.  Não é difícil identificar a maneira como eles sugam algumas pessoas e olham com desprezo para outras, criticando os outros como uma forma de se empolgar.

 

Da próxima vez, se você se aproximar demais de alguém com esse padrão, perceberá a euforia que provavelmente sentirá e perceberá que relacionamentos saudáveis ​​raramente têm altos tão altos, mas se estiver disposto a sacrificar a euforia viciante, você também serão mais propensos a ter menos pontos baixos.  Em vez de ceder à euforia e buscar a próxima dose, você pode reconhecê-los como a heroína que realmente são - e iniciar um processo de recuperação da compulsão viciante de ser vítima do próximo bombardeiro narcisista do amor que pode mantê-lo preso.

 

Curando o trauma que o torna vulnerável ao abuso narcisista

 

No entanto, obter informações sobre como identificar as bandeiras vermelhas não é suficiente.  Você tem que fazer os mergulhos mais profundos para curar as partes da infância traumatizada que provavelmente aprenderam a sugar de um pai narcisista, usando estratégias de sobrevivência que provavelmente salvaram sua vida em um ponto, mas podem não serem mais necessárias.  Você pode até ser atraído pela escuridão em tais pessoas, pois elas podem lembrá-lo de seus próprios pais.  Você pode até ficar eroticamente excitado por sua necessidade de salvar o narcisista de sua própria sombra.  Pessoas saudáveis ​​podem não te excitar até que você tenha tratado as feridas que tornam aqueles com tendências narcisistas tão atraentes.  Mas com o tempo você encontrará pessoas mais saudáveis ​​com melhores limites, como sendo atraentes também.

 

Recuperar-se do abuso narcisista requer não apenas tratar os traumas infligidos pelo autor do abuso, mas também tratar o abuso na primeira infância de pais narcisistas ou outros cuidadores, aprender a fortalecer seus próprios limites e respeitar os dos outros, tratar os traumas que feriram seus limites em primeiro lugar, e aprender a se defender, dizer não, chamar as autoridades e responsabilizar seus agressores, ou sair se alguém for tentado a abusar de você no futuro.  Esta é uma simplificação grosseira de um padrão relacional muito sutil.

 

Basta dizer que estaremos cavando muito fundo para entender e ter compaixão por todas as nossas “partes” que podem ser vulneráveis ​​aos ganchos sedutores de pessoas que podem não ter nossos melhores interesses no coração e podem até serem implacáveis, terem agendas egocêntricas ou manipuladoras nas quais não queremos ser presas novamente, mesmo quando não precisamos desumanizar ninguém que possa ter desenvolvido partes narcisistas como forma de se adaptar ao seu próprio trauma de desenvolvimento.

 

Armado com discernimento, ferramentas de discernimento e auto-consciência de sua própria vulnerabilidade ao feitiço de tipos narcisistas, você pode aprender a ter compaixão por aqueles com tendências narcisistas sem cair em seus ganchos e sem deixar de responsabilizá-los pelo mal que causam.  Da próxima vez, você poderá ver essas pessoas chegando, identificá-las rapidamente e tomar medidas para proteger a si mesmo e a outras pessoas que possam ser prejudicadas em conseqüência.  Você também obterá uma visão de sua própria sombra, não de uma maneira de “culpar a vítima”, mas para que você possa se sentir como uma pessoa capacitada em recuperação, em vez de uma vítima indefesa e cega que não entende o que aconteceu o suficiente para se proteger no futuro.

 

Se você se viu em situações em que esteve vulnerável ao abuso narcisista, saiba que não está sozinho, não é sua culpa, há uma luz no fim deste túnel escuro e há uma maneira de passar isso com seu coração, alma, psique e corpo intactos.  Seu processo de recuperação e a cura do trauma que você provavelmente terá que enfrentar podem até torná-lo ainda mais pronto para o tipo de Amor, conexão e intimidade mais profundos e verdadeiros que podem ser o presente duradouro de sobreviver ao abuso narcisista.

 

Quebrando o padrão

 

Em algum momento, o próximo tipo narcisista vai soltar algumas bombas amorosas, explodir você com charme, bajular e sugar você implacavelmente, insistir que vocês estiveram em uma vida passada juntos ou aqui nesta terra para algum propósito místico, te encher de presentes, dinheiro e elogios, fazer promessas exageradas e fazer todos os esforços para seduzi-la em sua teia.  E você vai assistir isso como uma música e dançar e talvez até sentir alguma compaixão pelo desespero de quem canta e dança.  Você pode até sentir seu coração aberto para aquele que não consegue lidar com não estar no controle 24 horas por dia, 7 dias por semana, especialmente se você perceber que eles provavelmente estavam fora de controle quando eram mais jovens e estratégias adaptadas para garantir que isso nunca aconteça novamente.  Você pode até desenvolver compaixão informada pelo trauma, já que o narcisismo é um sintoma de trauma tanto quanto o vício, e todo trauma merece nossa compaixão, mesmo que sua compaixão não precise fazer com que você baixe a guarda ou reduza seus limites em torno de pessoas perigosas.

 

Mesmo que sinta pena ou tenha compaixão, você não precisa resgatar essa pessoa ou cumprir sua agenda.  Você não precisa salvá-los de si mesmos ou satisfazer as exigências às vezes infantis de suas crianças interiores.  Em vez de morder a isca, você saberá que a dose de heroína simplesmente não vale a agonia da retirada.  Você dirá: “Não, obrigado”, tire o chapéu, agradeça às estrelas da sorte por finalmente quebrar o padrão e siga o outro caminho sem olhar para trás.

 

Escrito por Lissa Rankin, MD, em 07 de Outubro de 2022.

 

Escritora convidada por Wake Up World, publicado originalmente em lissarankin.com

https://wakeup-world.com/2022/10/07/interrupting-the-irresistible-appeal-of-the-seductive-narcissist/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário